Estudo da Rede Eurydice revela que nos próximos anos haverá uma grande necessidade de novos professores

ORE | julho de 2015

 O relatório ‘The Teaching Profession in Europe: Practices, Perceptions, and Policies’, publicado em junho deste ano, revela que dois terços dos professores no ativo têm, neste momento, 40 anos de idade ou mais, e que 40% dos mesmos se aposentará nos próximos 15 anos. Perante este cenário, o recrutamento de novos docentes impõe-se como uma necessidade a atender no futuro próximo. Outra interessante constatação deste estudo é a de que são ainda as mulheres quem em maior número lecciona, e não obstante o facto de terem sido muitos os homens a obterem a respectiva profissionalização nos últimos anos, aquele fosso tende hoje a acentuar-se.

Conclui-se também neste documento que o estágio pedagógico, a anteceder o ingresso na profissão, é uma medida implementada em dois terços dos países europeus. Um ano é o tempo habitualmente despendido na sua conclusão. Praticamente universal é a existência de um monitor a mediar a passagem dos estudos superiores ao ingresso na profissão.

Entre as necessidades de formação contínua, os professores reclamam maior oferta na área da educação especial, do multiculturalismo e multilinguismo em sala de aula e da orientação/aconselhamento de carreiras dos alunos.

Sentindo-se preparados para a exposição de temáticas ligadas à sua área científica, é sobretudo ao nível dos métodos que permitem a diversificação de estratégias que os professores mais solicitam formação específica, sendo o domínio das tecnologias da informação e da comunicação um dos mais destacado. Apesar, no entanto, destas necessidades que evidenciam, os professores queixam-se bastante do desfasamento que existe entre as suas expressas reivindicações e a efetiva oferta. Esta é, aliás, a razão porque, como se assinala no relatório, os professores sentem que deveriam ser mais ouvidos.

O resumo do estudo está disponível aqui.

A versão integral do estudo está disponível aqui.