O Observatório dos Recursos Educativos (ORE) é uma entidade que tem como objetivos assegurar a recolha, compilação, tratamento, produção e divulgação de informação, bem como promover estudos relativos aos recursos educativos utilizados em Portugal e no estrangeiro.
O ORE conta com o apoio da Porto Editora.
QUEM É QUEM?
O projeto do ORE – Observatório dos Recursos Educativos (ORE) apoia-se em trabalho de investigação desenvolvido pelo Doutor Adalberto Dias de Carvalho, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e pelo Dr. Nuno Fadigas, docente do Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo (ISCET).
QUAIS SÃO AS NOSSAS GRANDES TAREFAS?
a) Reunir, tratar e disponibilizar o acervo de informação disponível, a cada momento, sobre a problemática geral dos recursos educativos no nosso país e, nas vertentes que com eles se intersetam, no mundo.
b) Acompanhar e interpretar os desenvolvimentos em matéria de criação, produção e evolução dos recursos educativos (manuais escolares, ferramentas web, etc.), tendo em vista a disponibilização de informação de suporte à tomada de decisão politica bem como a produção de conhecimento para divulgação.
c) Desenvolver estudos e investigações, em colaboração com personalidades e instituições científicas e académicas competentes nos domínios de interesse do Observatório.
d) Editar e difundir publicações resultantes da sua atividade, ou de outra origem, com interesse para o alargamento da esfera de saberes sobre as temáticas que constituem objeto de indagação do ORE.
e) Promover seminários, colóquios, debates e outras atividades tendentes ao melhor conhecimento dos fenómenos associados à conceção e utilização dos recursos educativos.
f) Contribuir para a consolidação e o enriquecimento dos fóruns de debate técnico e cívico sobre os desenvolvimentos e implicações da sociedade da informação e do conhecimento no contexto educativo.
g) Assegurar uma ligação às fontes e dados nacionais e internacionais relevantes para as temáticas próprias do Observatório.