O ORE propõe um plano de atividades marcado pela permanente preocupação de conhecer mais e melhor os recursos educativos concebidos e utilizados na educação em Portugal para, numa plataforma próxima à de uma estrutura consultiva, fundamentar, orientar e melhorar as políticas públicas, o trabalho dos professores e as opções editoriais com incidência na problemática dos materiais educativos, nomeadamente no que respeita ao uso dos manuais escolares e no impacto das novas ferramentas web.
Para a concretização desse objetivo, recorrerá ao modelo de intervenção em rede, através da cooperação com universidades, centros de investigação e outras instituições.
A conclusão dos seus estudos passa pela sua apresentação neste site.
ESTUDOS ORE
O tempo despendido e os recursos utilizados pelos professores na preparação das atividades de ensino
O peso das mochilas escolares: contributos para uma reflexão fundamentada
A evolução do manual escolar entre 1975 e 2014
Por uma utilização criteriosa dos recursos digitais em contextos educativos
Os Recursos Educativos no Ensino Profissional – Análise de Situação nos CEF
O Papel dos Manuais Escolares nas Relações Escola-Família
A Gratuidade dos Manuais Escolares: pesquisa na comunicação social no atual contexto internacional
Avaliação da Experiência Escola Virtual: finalidades, protagonistas, resultados e perspetivas
OUTROS ESTUDOS
O papel dos recursos educativos na gestão do tempo dos professores (2018)
Experiências avaliativas de tecnologias digitais na educação (2017)
Os computadores não salvam a Educação (2015)
Alunos com melhores resultados sem telemóveis na sala de aula (2015)
O uso das TIC nas escolas europeias (2013)
O que mais preocupa as crianças e os adolescentes on-line (2013)
Competências ao nível da informática, na Europa dos 27, em números (2012)
Financiamento da Educação na Europa: impacto da crise económica (2012)
Sem hipótese de pertença? Manuais escolares europeus separam a Europa do Islão (2011)
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