Autonomia das escolas deve ser, cada vez mais, uma realidade.
ORE | dezembro de 2012
Publicado pela OECD, o relatório “Preparing Teachers and Developing School Leaders for the 21st Century” recomenda aos decisores políticos a elevação do estatuto dos professores no contexto, em geral, do mercado de trabalho e a criação de condições específicas de recrutamento de docentes, em função do ambiente escolar em que o mesmo ocorre, tendo neste contexto os diretores das escolas um papel importante.
Afirma-se também neste estudo que estes últimos devem ser formados ao nível das competências inerentes à liderança, e participar diretamente na avaliação dos seus docentes, de modo a maximizar as potencialidades dos recursos humanos das escolas.
Aos professores exige-se também um maior número de competências, sendo que, de todas elas, é transversal a capacidade de interação com os vários agentes: alunos, colegas, pais, psicólogos, técnicos especializados na área dos recursos educativos, etc. O trabalho dos professores deve estar cada vez mais enquadrado por equipas cujo objetivo central da sua ação seja o sucesso escolar dos alunos.