DESTAQUE
Pesquisa sobre a situação dos livros escolares no actual contexto internacional.
Conclusões extraídas de um conjunto de notícias de jornais franceses e espanhóis de grande tiragem sobre a gratuidade dos manuais escolares.
O ORE – Observatório dos Recursos Educativos procedeu a uma pesquisa, ainda que não exaustiva, sobre a situação dos livros escolares no actual contexto internacional. Para o efeito, procurou-se nomeadamente notícias e manifestações públicas de posição acerca das relações das entidades públicas com o mercado livreiro e os seus utilizadores, desde logo encarregados de educação e escolas.
Não havendo aqui, como será evidente, unanimidade de pontos de vista, é em todas as circunstâncias possível destacar algumas opiniões, factos e tendências.
Consulte aqui as conclusões extraídas pelo ORE.
Actes du Séminaire “Manuel scolaire et numérique“, 23 et 24 Octobre 2008, Ministère de l’Education Nationale
fonte: http://www.educnet.education.fr/chrgt/Actes_seminaire_manuel_scolaire_numerique_23_24oct08.pdf
BANNISTER, Diana et. al. (2010), Aproveitar ao máximo o seu quadro interactivo, European Schoolnet.
BECTA (2003), What the research says about interactive whiteboards.
BEELAND, W.B. (2003), Student engagement, visual leaning and technology: Can Interactive whiteboards help?
BORNE, Dominique (1998), Le Manuel Scolaire, Ministère de l’Éducation Nationale, de la Recherche et de la Technologie
GUIMARÃES, Fernando Manuel Seixas, “A similaridade dos manuais escolares de Ciências da Natureza dos ensinos Primário e Básico (1. º Ciclo). Análise ao ensino e aprendizagem da Botânica escolar no último século em Portugal“, in PAIXÃO, F. e JORGE, F., coord. – EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO: CIÊNCIA, CULTURA E CIDADANIA: ACTAS DO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 13, CASTELO BRANCO, PORTUGAL, 2009. Castelo Branco: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. ISBN: 978-989-95831-2-2
fonte: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/10330/1/XIII-ENEC-CasteloBranco.pdf
HORSLEY, Mike e McCALL, Jim (Orgs.), Ninth International Conference on Textbooks and Educational Media “Peace, Democratization and Reconciliation in Textbooks and Educational Media” (Atas), IARTEM, 2007, ISBN 978-0-9580587-6-6
HORSLEY, Mike, RODRÍGUEZ, Jesús Rodríguez, KNUDSEN, Susanne V. (Orgs.), Tenth International Conference on Textbooks and Educational Media, “Local, National and Transnational Identities in Textbooks and Educational Media” (Atas), IARTEM, 2009, ISBN 978-84-8408-145-6
KENNEWELL, S. (2006), Reflections on the interactive whiteboard phenomenon: a synthesis of research from the UK.
KNUDSEN, V. Susanne (2010), “With gender awareness: Improving the reading of gender in educational texts and illustrations“, IARTEM e-Journal , Vol. 3, Nº 1
Manuais Escolares – Um Ponto de Situação. Texto de apoio ao Grupo de Discussão – Manuais Escolares.
MATOS, H. (2000). Manual em Estado Novo, in Expresso, 9 de setembro.
MEIRELES, A. (2006), Uso de quadros interativos em educação: uma experiência em Físico-Químicas com vantagens e resistências. Dissertação de Mestrado realizada no âmbito do mestrado em Educação Multimédia.
Orientações para a Elaboração de Manuais Escolares. Sociedade Portuguesa de Filosofia – Centro para o Ensino de Filosofia.
PEARCE, D. (1988). Guide pour la planification et la gestion des projects gouvernementaux de production de manuels scolaires: recherche des facteurs de réduction des coûts, UNESCO.
PEREIRA, Alice Cândida e DUARTE, M. C., “O manual escolar como facilitador da construção do conhecimento científico: o caso do tema “Reacções de oxidação-redução” do 9º ano de escolaridade“, ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE MANUAIS ESCOLARES, 1, Braga, 1998 – “Manuais escolares: estatuto, funções e história: actas”. Braga: Centro de Estudos em Educação e Psicologia, 1999
fonte: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/648/1/AliceCandida.pdf
POTH, J. (1997), La conception et la réalisation des manuels scolaires, Mons: Centre International de Phonétique Appliquée.
Primer Seminario Internacional de Textos Escolares – SITE (Atas), Ministerio de Educación de Chile, 2007
REGO, B., GOMES, C. A. & BALULA, J. P. (2010), A avaliação e certificação de manuais escolares em Portugal: um contributo para a excelência, Comunicação apresentada no XI Congresso da AEPEC – “Da exclusão à excelência. Caminhos Organizacionais para a qualidade da Educação”. Universidade de Évora, Évora, 16 a 18 de setembro de 2010.
SMITH. H.J., et all. (2005), Interactive Whiteboards: boon or bandwagon? A critical review of the literature. Journal of Computer Assisted Learning 21, 91-101.
SOLARTE, Maria Claudia (2006), “Los conceptos científicos presentados en los textos escolares: son consecuencia de la transposición didática“, Revista ieRed: Revista Eletrónica de la Red de Investigación Educativa, Vol. 1, No. 4 (Janeiro-Junho de 2006). Disponível na Internet: http://revista.iered.org, ISSN 1794-8061
TISSERANT, Pascal et WAGNER, Anne-Lorraine (dir.), Place des stéréotypes dans les manuels scolaires français. Halde, 2008
UNESCO (2005), A Comprehensive Strategy for Textbooks and Learning Materials.
http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001437/143736eb.pdf
UNESCO (2005), Une stratégie globale d’élaboration des manuels scolaires et matériels didactiques.
http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001437/143736fb.pdf
WATT, M. (2009), “Research on the Textbook Selection Process in the United States of America“, IARTEM e-Journal , Vol. 2, Nº 1
WIKMAN, T. (2009), “Reconsidering considerate textbooks“, IARTEM e-Journal , Vol. 2, Nº 1
OUTROS INVENTÁRIOS DE PLUBLICAÇÕES SOBRE O MANUAL ESCOLAR
Banco de Dados LIVRES
Lista de publicações sobre o manual escolar inventariada pelo Banco de Dados LIVRES
Bibliografia internacional de investigação sobre a história dos manuais escolares
Le Programme de Recherche Emmanuelle
Bibliografia MANES – Publicações sobre manuais escolares
Centro de Investigacion MANES
Lista de Publicações do Georg Eckert Institute
Georg Eckert Institute for International Textbook Research