ORE procede a avaliação de um projeto pioneiro em Portugal na área dos recurso educativos.

ORE | maio de 2007

A Escola Virtual é um projeto de educação da Porto Editora, pioneiro a nível nacional, que introduz um modelo de aprendizagem inovador, orientado para o sucesso escolar dos estudantes. Recorrendo às mais recentes Tecnologias da Informação e da Comunicação, o seu maior objetivo é apresentar a todos os alunos um método de estudo mais atrativo e estimulante. Assentando numa plataforma de ensino personalizada, a Escola Virtual apresenta todos os conteúdos programáticos de cada uma das disciplinas nucleares, recorrendo à integração de recursos multimédia que tornam a aprendizagem num processo ativo, no qual o aluno aprende ao seu próprio ritmo e de uma forma flexível.

Os conteúdos curriculares encontram-se estruturados sob a forma de aulas dinâmicas. O aluno é levado a interagir, passo a passo, na descoberta e assimilação de conceitos, na resolução de exercícios e no aprofundamento das matérias, tornando-se um agente ativo do processo de aprendizagem. Cada aula integra os mais diversos elementos multimédia (animações, vídeos, locuções, simulações e interatividades) que expõem, ilustram e explicam os conceitos abordados. Ao longo deste processo e integrados nas próprias aulas, são disponibilizados diferentes tipos de exercícios que avaliam o desempenho do aluno em cada matéria, tornando o estudo mais eficaz e motivador. A existência de ferramentas de monitorização – que registam o progresso na aprendizagem – permite que o estudante se autoavalie, possibilitando também que os encarregados de educação analisem a evolução do desempenho do seu educando.

O estudo que o ORE – Observatório dos Recursos Educativos pretende efetuar a respeito deste projeto visa avaliar a utilização deste recurso educativo, tanto em termos individuais como no ambiente de sala de aula, e o seu contributo para a qualificação do processo de aprendizagem. Cruzando dados factuais com as representações dos agentes educativos que são seus utilizadores diretos, a “avaliação da experiência da Escola Virtual: finalidades, protagonistas, resultados e perspetivas” procura analisar ainda os vários projetos que atualmente consolidam esta experiência no domínio dos recursos educativos, sendo que os diversos aspetos entretanto analisados irão sendo faseadamente disponibilizados neste site.

Encontram-se atualmente disponíveis para leitura os seguintes documentos:
Índice de satisfação dos alunos inscritos on-line
Escola Virtual: avaliação de uma experiência-piloto
Novos desenvolvimentos da avaliação da Escola Virtual

Escolas que integram o projeto-piloto “Escola Virtual nas Escolas”

Escola Secundária dos Carvalhos
Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, Valadares
Escola Básica 1º Ciclo e Pré-escolar, Estreito da Calheta, Madeira

 

Outros estudos sobre a Escola Virtual:

SANTOS, Maria Idalina Lourido Figueiredo dos (2006). A Escola Virtual na Aprendizagem e no Ensino da Matemática: um Estudo de Caso no 12º ano