EM DESTAQUE
CARVALHO, Maria da Graça Sarreira Pena, O manual escolar como objecto de design, Lisboa: FAUTL, 2010.
Tese de Doutoramento
DOUTORAMENTOS
CLAUDINO, Sérgio Loureiro Nunes (2001). Portugal através dos manuais escolares de Geografia. Século XIX. As imagens intencionais, Lisboa, 2001.
Dissertação apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Doutor.
COSTA, Fernando José Monteiro da (2010), DA CAPO AL CODA, manualística de educação musical em Portugal (1967-2004): configurações, funções, organização.
Tese de Doutoramento apresentada à Universidade do Porto, na Faculdade de Letras. Trabalho orientado pelo Professor Doutor Luís Antunes Correia Grosso.
DIOGO, Anabela Salvado (2011), A Educação Sexual veiculada pelos Manuais Escolares. Um contributo para a prática docente no 1º ciclo.
Tese de Doutoramento apresentada à Universidade Aberta, sob a orientação de Professora Doutora Maria Teresa Morais de Carvalho e Professora Doutora Manuela Malheiro Ferreira
FERNANDES, Isabel Maria Borges Fernandes (2011), A perspectiva CTSA nos manuais escolares de ciências da natureza do 2º CEB.
Tese de Mestrado apresentada à Escola Superior de Educação de Bragança. Trabalho orientado pela Professora Doutora Maria Delmina Pires.
FERREIRA, Carla (2010), Ensino das Literaturas de Língua Portuguesa: percursos da narrativa, Universidade de Lisboa. Orientada pela Professora Doutora Maria Isabel Rocheta.
(Tese publicada pelo CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)
FERREIRA, Pedro Manuel Pimenta Gonçalves (2009), Quadros Interactivos: novas ferramentas, novas pedagogias, novas aprendizagens.
Tese de Doutoramento apresentada à Universidade do Minho, sob a orientação de Doutora Clara Maria Gil Fernandes Pereira Coutinho e Doutor Pedro José Sales Luís de Fonseca Rosário
FIGUEIROA, Alcina Maria Silva Mota (2007), As actividades laboratoriais e a explicação de fenómenos físicos: uma investigação centrada em manuais escolares, professores e alunos do ensino básico.
Tese de Doutoramento apresentada à Universidade do Minho. Trabalho orientado pela Professora Doutora Laurinda Sousa Ferreira Leite.
GONÇALVES, Artur (2008), Álcool, tabaco e outras drogas: concepções de professores e alunos do ensino básico e secundário e análise de programas e manuais escolares.
Tese de Doutoramento em apresentada à Universidade do Minho, Braga. Trabalho efectuado sob orientação da Professora Doutora Graça Simões de Carvalho e do Professor Doutor Vítor Manuel da Costa Rodrigues
OSÓRIO, Georgina Mendes Rodrigues (2007), Fertilidade Humana e seu Controlo: um estudo com manuais escolares e alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico.
Tese de Mestrado apresentada à Universidade do Minho. Trabalho orientado pelo Professor Doutor José Alberto Precioso.
PEDRO, Neuza Maria Guerreiro (2011),Utilização Educativa das Tecnologias, Acesso, Formação e Auto-eficácia dos Professores.
Tese de Doutoramento apresentada à Universidade de Lisboa, sob a orientação de Professor Doutor João Filipe de Lacerda Matos
PEREIRA, Isabel Maria dos Santos Pereira (2007), A Criatividade em Manuais Escolares de Ciências do Ensino Ba´sico. Ana´lise de Manuais de Estudo do Meio (1º ciclo) e de Ciências da Natureza (2º Ciclo).
Tese de Mestrado apresentada à Universidade de Aveiro. Trabalho orientado pelo Professor Doutor Rui Marques Vieira e pela Professora Doutora Nilza Maria Vilhena Nunes da Costa (co-orientadora).
PEREIRA, Rosa Maria Cameira Tracana (2009), Educação Ambiental no Ensino Básico e Secundário: Concepções de Professores e Análise de Manuais Escolares.
Tese de Doutoramento apresentada à Universidade do Minho, sob a orientação de Doutora Graça Simões de Carvalho e Doutora Maria Eduarda Ferreira
PINTO, Paula Alexandra Aguiar (2009), O ensino primário e seus valores em Portugal, de 1807 até 1928, através dos manuais escolares.
Tese de Mestrado apresentada à Universidade de Lisboa. Trabalho orientado pelo Professor Doutor Justino Pereira de Magalhães.
RIBEIRO, Jaime Emanuel Moreira (2012), As TIC na Educação de Alunos com Necessidades Educativas Especiais: proposta de um Programa de Formação para o Ensino Básico.
Tese de Doutoramento apresentada à Universidade de Aveiro, sob a orientação de Doutora Ana Margarida Pisco Almeida e Doutor António Augusto de Freitas Gonçalves Moreira
SOUSA, M.ª de Lourdes Dionísio (1999). A construção escolar de comunidades de leitores. Leituras do manual de Português.
Tese de doutoramento apresentada à Universidade do Minho, Braga.
TRACANA, Rosa Branca (2009), Educação ambiental no ensino básico e secundário: concepções de professores e análise de manuais escolares.
Tese de doutoramento apresentada à Universidade do Minho, Braga. Trabalho efectuado sob orientação da Professora Doutora Graça Simões de Carvalho e da Professora Doutora Maria Eduarda Ferreira
MESTRADOS
BOGALHO, Sandra Cristina Loureiro (2005). A Abordagem dos combustíveis fósseis nos manuais escolares do 11.º ano de escolaridade.
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
CUNHA, Fernando Jorge Sampaio da (2003). Hiperlivro Digital: Uma Aplicação na Web para a Integração das TIC no Ensino/Aprendizagem.
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
DUARTE, Fernanda (2001). Perspetivas dos Professores do 1.º CEB Sobre os Manuais Escolares.
Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
FERREIRA, Ana Paula Duarte Pinto (2005). A União Europeia à luz dos manuais escolares: ensino básico e secundário.
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
FERREIRA, Maria João Alexandre Ferreira (1999), A vertente intercultural nos manuais escolares em Língua Portuguesa.
Universidade Católica Portuguesa.
GUTERRES, J. (2002). Atitudes e valores no ensino da Língua Materna: análise de manuais escolares.
Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade de Aveiro, sob a orientação de Professora Doutora Maria Helena Araújo e Sá
IGREJA, Manuel de Azevedo Almeida (2004). A educação para a cidadania nos programas e manuais escolares de história e geografia de Portugal e História – 2.º e 3.º ciclos do ensino básico: da reforma curricular (1989) à reorganização curricular (2001).
Universidade do Minho, Braga.
Orientação: Prof. Doutor Manuel Gonçalves Barbosa
MENEZES, Natércia do Céu Andrade Pesqueira (2012), Motivação de alunos com e sem utilização das TIC em sala de aula. Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Portucalense, sob a orientação de Professora Doutora Sónia Rolland Sobral
MEIRELES, Alcides José da Costa (2006), Uso de Quadros Interativos em Educação: uma experiência em Físico-Químicas com vantagens e “resistências“, Universidade do Porto.
Orientação: Prof. Doutor João Carlos Paiva
MORAIS, Bruno (2005), Learning to use interactive whiteboards in the Science Department: a case study, King’s College London.
MUCHARREIRA, Pedro Ribeiro (2012), Motivação e aprendizagem: A didática da Economia no ensino secundário – um estudo de caso, Instituto Superior de Gestão.
Orientação: Professor Doutor Belmiro Gil Cabrito
NEVES, P. C. F. (2003). Os manuais escolares de física do 9.º ano de escolaridade e a construção do conhecimento.
Universidade Aberta.
Orientação: Jorge Valadares.
PEIXINHO, Joana Isabel Pinheiro (2011), O Processo de Avaliação e Certificação de Manuais Escolares, Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade de Aveiro
SAMBA, Ibrahima (2004), Les nouvelles technologies de l’information et de communication (NTIC) dans l’enseignment secondaire, cas du lycée Blaise DIAGNE et du cours privé des Parcelles Assainies, Universite Cheikh Anta Diop de Dacar
Orientação: M. Moustapha TAMBA
SANTOS, Maria Idalina Lourido Figueiredo dos (2006). A Escola Virtual na Aprendizagem e no Ensino da Matemática: um Estudo de Caso no 12.º ano. Universidade do Minho, Braga.
Orientação: Doutora Ana Amélia Amorim Carvalho
VICTOR, Maria Paula Martins de Bessa (1999). Manuais de História do 10.º ano: uma proposta de reflexão.
Universidade Católica Portuguesa
Orientação: Prof. Doutor Cândido Varela de Freitas